terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Frozen (Disney) vs. A Rainha da Neve (H. C. Andersen)

Acabei de assistir o filme Frozen - Uma Aventura Congelante e achei muito bonito, com efeitos de refração da luz sobre o gelo muito realistas, enfim, uma boa diversão. O filme como um todo tem o estilão Disney com canções “I dream of” e final certo e feliz. Diz-se que a Disney já vinha tentando adaptar o conto de fadas A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, desde 1943. Não foi uma, mas sim dezenas de ameaças desde essa data.

A propalada adaptação, entretanto, parece servir apenas como forma de dar à história do filme um aval de que se trata de uma trama interessante. Há certo paralelismo e a pegada final, de que apenas um gesto de amor verdadeiro pode fazer milagres, se mantém. A origem do mal que acomete Elsa é no filme inexplicável, no conto o mal surge da ação de um duende maligno, como Hans Andersen mostra logo na Primeira Estória. Anna incorpora a própria Rainha da Neve, que no conto é uma figura misteriosa, etérea, natural, guardiã do clima frio do norte. Mais desconcertante ainda é a junção de Kay e Gerda, personagens do conto, na figura central da trama do filme, Anna. Mais ainda, a adaptação economizou em itens fantásticos presentes no conto, como o jardim mágico de flores.

De qualquer maneira, vale a pena ver o filme agora ou no futuro. Melhor se puder ler o pequeno conto “A Rainha da Neve” (esse é dito ser o maior conto de Andersen, o qual ele teria levado apenas cinco dias para escrever).

Nenhum comentário:

Postar um comentário